Deputado Afonso Hamm e produtores debatem alternativas à contratação de mão de obra no campo

Na última semana, a Cooperativa Agrícola Rio Branco recebeu produtores rurais, entidades e lideranças políticas para discutir alternativas à contratação de mão obra no campo.

Articulada pelo deputado federal Afonso Hamm, que coordena o Grupo de Trabalho da Comissão Trabalhista do Instituo Pensar Agro (IPA), a reunião teve como objetivo busca uniformizar uma legislação que proteja os agricultores e empresas que realizam a contratação de mão de obra safrista.

“Nós não temos problema com fiscalização porque os agricultores não são brandidos e é por esse motivo que também não aceitamos a forma com que ocorreram as abordagens nas propriedades”, disse Hamm.

De acordo com Carina Trevisan, integrante do Conselho de Agricultura de São Marcos, a reunião foi importante para a coleta de subsídios. Ela destacou que “é muito importante verificar onde há fragilidade na Lei e trabalhar para aperfeiçoá-la, garantindo que ela seja aplicada de forma efetiva, sem prejudicar o processo produtivo”, pontuou.

O parlamentar progressista ainda destacou existem inúmeros projetos tramitando na Câmara dos Deputados, como é o caso do PL 857/2014, de autoria do deputado, que permite que o beneficiário do Bolsa Família, que tiver aumento de renda familiar per capita, em razão de contrato de safra ou contrato temporário, continue recebendo o auxílio.