Mário Agra/Câmara dos Deputados
Mário Agra/Câmara dos Deputados

Deputado Afonso Hamm demonstra preocupação em relação ao alongamento das dívidas dos produtores rurais do RS

O deputado federal Afonso Hamm acompanhou, na manhã desta terça-feira, a reunião virtual do Grupo de Trabalho do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), em parceria com Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados (CAPADR), com o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro e representantes das entidades.  

“Estamos aguardando a publicação da primeira Medida Provisória prevista para o dia 31 de julho. E a nossa preocupação é em relação ao conteúdo a ser proposto para o alongamento das dívidas bancárias dos agricultores. Os produtores estão lutando contra o tempo. O calendário agrícola é emergente e a situação não pode aguardar mais”, relata Hamm, que integra o grupo de trabalho e é vice-presidente da Comissão da Agricultura.

Hamm ressalta que o alongamento das dívidas é fundamental para atender os produtores que perderam tudo ou quase tudo e tem aqueles que perderam parte da safra e outras safras devido as estiagens e enchentes. E por isso, é necessário estender o prazo de pagamento das dívidas, além de medidas de rebate ou perdão das dívidas para que o produtor possa organizar a vida, seguir planejando a produção e acessar o financiamento para as próximas safras.

Na avaliação do deputado é importante resolver a questão das cooperativas, cerealistas e fornecedores, mas é vital que o governo apresente soluções e que resolva a vida e a viabilidade do produtor rural.