Reunião no Ministério de Minas e Energia tratará da usina de Candiota

A Fase B de Candiota será pauta da reunião agendada pelo deputado federal Afonso Hamm com o secretário de Minas e Energia, Fábio Lopes Alves e com secretário-adjunto, Ildo Wilson Grudtner, na próxima quarta-feira, 26, às 11h, em Brasília. 

Na ocasião, o parlamentar estará acompanhado do prefeito de Candiota, Adriano Castro dos Santos, do vereador, Guilherme Barão, do presidente do Sindicato dos Mineiros, Wagner Lopes Pinto Mineral, do representante do Sindicato dos Técnicos Industriais, Caio Ferreira e demais eletricitários, os quais apresentarão plano alternativo para manter a usina em atividade.

O deputado justificou que a Fase B é uma das principais geradoras de energia do complexo termelétrico, com capacidade instalada de 320 megawatts. "A principal atividade econômica do município é a extração do carvão mineral, que abastece as usinas. Precisamos reverter esse ambiente de insegurança que o desligamento da termelétrica causou na região", concluiu.

Após não ter atendido as exigências do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), emitido pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em 2011, a Fase B da usina foi desligada em fevereiro deste ano.