R$ 2,5 milhões para instalação do Parque Científico-Tecnológico de Bagé

Nesta quarta-feira, 08, o ministro da Educação, José Mendonça Filho, recebeu a comitiva de representantes da região da Campanha para tratar sobre a instalação do Parque Científico-Tecnológico de Bagé. Durante a reunião, articulada pelo deputado Afonso Hamm, foram autorizados R$ 2,5 milhões para o início do projeto.

Com a presença da senadora Ana Amélia Lemos, do reitor da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Marco Antônio Hansen, do reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul), Flávio Nunes,  do vereador e presidente da Comissão Especial da instalação do Parque, Omar Ghani, o ministro disse estar convencido de que o parque será decisivo na geração de empregos e renda da região com a ampliação da parceria entre instituições de ensino.

Hamm destaca que esse recurso será um passo importante na implantação do Parque. “Apresentamos ao ministro as etapas do projeto e ressaltamos que ele representa uma nova matriz de desenvolvimento econômico na região. Sensibilizamos o Ministério e conquistamos esse importante recurso para viabilizarmos esse empreendimento que abrigará dezenas de empresas voltadas à pesquisa e inovação”, completou.

Ao confirmar a liberação do recurso, o ministro ainda ressaltou que a educação, a ciência e a inovação são os principais instrumentos de transformação da realidade social. “Vamos colocar em prática uma ação coordenada de expansão dessas três áreas no ensino superior, na região do Pampa gaúcho, dentro da estratégia definida pelas reitorias da Unipampa e IFSul”, declarou.

O deputado afirmou a importância da liderança do prefeito Dilvado Lara e prefeitos da região na retomada dessa pauta. Ao final da audiência, o vereador Ghani agradeceu o empenho do parlamentar em articular a agenda com o ministro e reiterou que o Parque será um ambiente de interação com instituições de pesquisa, universidades e outros empresários, com o intuito de desenvolver produtos e serviços.