Projeto de cooperativismo na ovinocultura poderá ser instalado na Região do Alto Camaquã

A organização da cadeia produtiva da ovinocultura na região do Alto Camaquã, no Rio Grande do Sul, em forma de cooperativismo foi motivo de reunião na Secretaria de Mobilidade Social, do Produtor Rural e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento. A reunião, organizada pelo deputado federal Afonso Hamm, foi com o diretor da secretaria, Pedro Corrêa Neto. Também estavam presentes o presidente da Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (ARCO), Paulo Schwab; o diretor técnico, Edegar Franco; os representantes da Secretaria de Agricultura do RS, José Pires e Rodrigo Rizzo.

As lideranças do setor da ovinocultura reivindicam a implantação na região do Alto Camaquã, do projeto piloto no Rio Grande do Sul de Produção Integrada de Sistemas Agropecuários em Cooperativismo e Associativismo Rural (PISACOOP). O programa visa promover o desenvolvimento agropecuário, por meio de sistemas de produção sustentáveis, capacitação e transferência de tecnologias que promovam a conservação de recursos naturais, visando a obtenção de alimentos seguros, com qualidade e competitividade, além de geração de trabalho, emprego e renda nos diversos níveis das cooperativas e associações rurais. A ideia, conforme o presidente da ARCO, é que o projeto seja concretizado junto com a ARCO e Associação do Desenvolvimento Sustentável do Alto Camaquã (ADAC), com forte atuação na área de ovinocultura e turismo. 

Organização da cadeia produtiva

Hamm destaca que esse encontro foi oportuno no sentido de propiciar um convencimento maior do Ministério dada a importância do setor da ovinocultura que necessita desta organização da cadeia produtiva. “Os criadores de ovinos precisam de melhor capacitação, formação, transferência tecnológica e organização comercial da carne, lã, pele, leite, queijo e artesanato, que pode ocorrer através do sistema cooperativo”, aponta. 

A apresentação do PISACOOP na região do Alto Camaquã foi reivindicada ao secretário que reconhece a necessidade de implantar o programa nesta região altamente produtiva. Para isso, no dia 5 de dezembro, será realizada uma reunião, no município de Canguçu, com o propósito de dar início as tratativas para o projeto de cooperativismo do Alto Camaquã. O evento contará com a presença do deputado federal Afonso Hamm e de técnicos do Ministério.  Schwab relata que a ADAC, na maior parte é formada por pequenos produtores e que o trabalho de associativismo e cooperativismo irá contemplar com o desenvolvimento do setor no Estado.

Vídeo: Confira pronunciamento em Plenário