Novo Barreiro assinará convênio com o SEBRAE para qualificar a produção de erva-mate no município

O deputado Afonso Hamm recebeu em seu gabinete, em Brasília, a visita do prefeito de Novo Barreiro, Edinaldo Rosseto. Na ocasião, o parlamentar recebeu convite para participar da assinatura do convênio entre o SEBRAE e as ervateiras do município, no dia 19 de março.

O prefeito destacou que essa parceria tem como objetivo a qualificação da produção da erva-mate, através da orientação técnica do SEBRAE. “A administração municipal e o SEBRAE estão trabalhando juntos para proporcionar aos ervateiros de Novo Barreiro e região mecanismos para qualificar a produção de erva-mate e fomentar o desenvolvimento da cadeia produtiva. Será um passo importante para o fortalecimento do setor no Estado”, afirmou.

Autor do Projeto de Lei nº 4.137/2051, que institui a Política Nacional da Erva-Mate, Hamm agradeceu o convite e reiterou que a importância do apoio técnico do SEBRAE para o aperfeiçoamento das atividades dos ervateiros.

“Realizamos Audiências Públicas em diversos municípios gaúchos e constatamos que as prioridades do setor são fomentar a produção sustentável, elevar o padrão de qualidade, apoiar e incentivar o comércio da erva-mate do Brasil. Com o apoio do governo e a qualificação das ervateiras, poderemos alcançar novos patamares de produção”, completou.

A erva-mate é alternativa de renda para cerca de 180 mil produtores familiares, distribuídos em 486 municípios e gera cerca de 700 mil empregos, envolvendo mais de 700 empresas beneficiadoras.