Meio milhão para Santa Casa de Bagé
Meio milhão para Santa Casa de Bagé

Meio milhão para Santa Casa de Bagé

A entrega do ofício anunciando o pagamento ocorreu na quinta-feira

A Santa Casa de Caridade de Bagé está sendo contemplada com nova emenda do deputado federal Afonso Hamm. Nesta quinta-feira, 13 de outubro, o deputado entregou ofício aos integrantes da Comissão Provisória da instituição hospitalar, anunciando o pagamento da emenda no valor de R$ 500 mil. O parlamentar foi recebido na Santa Casa pelo provedor interino, Manif Curi Jorge; vice-provedor, Elias Kalil; procuradora jurídica, Márcia Mello; diretor César Melo e o diretor de projetos e contas hospitalares, Marcio da Costa Mello.

A emenda foi apresentada no Orçamento Geral da União de 2015. Com esse montante, serão adquiridos três ventiladores pulmonar pressométrico e volumétrico, um aparelho de anestesia, uma cama para bloco obstétrico, 24 oxímetros de pulso, 10 camas hospitalares com regulagem elétrica e um grupo gerador (acima de 300 KVA).

Conforme Manif, o empenho de Afonso Hamm na indicação das emendas irá contribuir na modernização da instituição.  E, os equipamentos a serem adquiridos, após a licitação, serão direcionados para o bloco obstétrico, CTI infantil, CTI adulto e bloco cirúrgico. “A Santa Casa vive momento de reestruturação e busca permanente do equilíbrio financeiro, gastando efetivamente o que arrecada”, sintetiza o provedor ao agradecer a parceria que o deputado tem com a instituição hospitalar.  

Afonso Hamm ressaltou que a prioridade de atuação no seu mandato é atender a área de saúde e tem priorizado os projetos em especial para atender a Santa Casa. O parlamentar já tem outra emenda encaminhada para Santa Casa, no valor de R$ 300 mil, apresentada no Orçamento Geral da União de 2016.   

Modernização

Na avaliação de Hamm, liberar meio milhão para a Santa Casa contribuirá com melhorias no atendimento aos pacientes, assim como, na aparelhagem de diversas unidades. Exemplo é o gerador de energia que dará mais segurança no atendimento aos pacientes internados no bloco cirúrgico e UTis.

O parlamentar aproveitou para parabenizar o provedor e todos integrantes da Comissão provisória pela reestruturação que está sendo efetivada no hospital. Também anunciou que na próxima semana estará reunido com o ministro da Saúde, Ricardo Barros, para levar uma demanda da Santa Casa para adesão do PROSUS junto ao departamento de Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social em Saúde.