Hospital Nossa Senhora de Oliveira de Vacaria recebe concessão de filantropia

O município de Vacaria pode comemorar a autorização de Concessão do Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social na área de Saúde do Hospital Nossa Senhora da Oliveira. A decisão está publicada no Diário Oficial da União.

Para o deputado federal Afonso Hamm, que articulou a reunião entre o ministro da saúde, Ricardo Barros, o Secretário de Atenção à Saúde, Dr. Francisco de Assis Figueiredo, a diretora do hospital, Irmã Adelide Canci e a vereadora Jane Andreola, essa conquista beneficiará a comunidade. "Temos certeza que a concessão possibilitará que o hospital amplie seus investimentos e possa atender com mais qualidade todos os pacientes. Nosso trabalho tem priorizado a área e os bons resultados já podem ser celebrados", destacou.

A certificação é concedida pelo Governo Federal às entidades sem fins lucrativos reconhecidas como entidades beneficentes de assistência social que prestem serviços nas áreas de educação, assistência social ou saúde. A certificação, concedida pelo Governo Federal, possibilita a isenção das contribuições sociais, a priorização na celebração de convênios com o poder público, entre outros benefícios.

De acordo com a vereadora Jane, que acompanhou o andamento do processo, a autorização da filantropia garante que o hospital de Vacaria continue atendendo a população. "Juntamente com o deputado, colocamos nossos esforços para que essa liberação acontecesse o mais rápido possível. A medida assegura que mais investimentos sejam realizados e mais pessoas possam usufruir dessas melhorias", afirma.

A diretora relata que o hospital é o Centro de referência dos Campos de Cima da Serra. A instituição tem um atendimento de 90 a 110 pacientes ao dia. E tem 165 leitos ativos, com corpo clínico de 105 médicos e 367 funcionários. Os atendimentos, em algumas especialidades, são de 80% pelo Sistema Único de Saúde.

Parceiro do município, o deputado mantém constante trabalho em defesa de Vacaria, tendo destinado montante superior a R$ 2 milhões para áreas estratégias, como agricultura e turismo, além de saúde. Deste total R$ 1.197.100,00 foram destinados ao hospital.