Deputado Afonso Hamm e presidente da ABCM tratam do planejamento do carvão mineral

Nesta terça-feira, 06, o deputado Afonso Hamm esteve reunido com o presidente da Associação Brasileira do Carvão Mineral (ABCM), Fernando Zancan, para dar continuidade ao planejamento estratégico que deverá garantir as políticas de produção e geração de energia com a modernização das usinas.

O deputado destacou que está colocando esforços para viabilizar a visita do ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho, aos Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. “Nosso objetivo é que o ministro conheça com profundidade a situação das usinas termelétricas e como esse setor é importante para a região e para o país”, afirmou.

Durante a reunião, Hamm ainda lembrou está sendo desenvolvido um trabalho de argumentação pelos engenheiros técnicos cedidos pela Companhia de Geração Térmica de Energia Elétrica (CGTEE) e pela Companhia Riograndense de Mineração (CRM), os quais devem apontar alternativas para reativar a Fase B de Candiota, atendendo às exigências do Termo de Ajuste de Conduta (TAC).

O presidente da ABCM ressaltou que os Estados Unidos estão liderando um processo de desenvolvimento de tecnologias limpas, o qual deve ser seguido no Brasil. “Apresentamos ao Ministério do Meio Ambiente um projeto de captura de CO2 que reduzirá o efeito estufa na indústria do carvão, que prevê a substituição do parque atual por um mais moderno, além de utilizar biomassa junto ao carvão para assegurar a diminuição das emissões. Agora esperamos uma sinalização do Governo para conseguirmos aplica-lo”, concluiu.