Comercialização e valorização da uva e do vinho foram debatidas durante Audiência Pública em Bento Gonçalves
Comercialização e valorização da uva e do vinho foram debatidas durante Audiência Pública em Bento Gonçalves

Comercialização e valorização da uva e do vinho foram debatidas durante Audiência Pública em Bento Gonçalves

A segunda edição da Feira de Tecnologia para a Viticultura (Tecnovitis), em Bento Gonçalves, debateu na última sexta-feira, 08, a necessidade de implantação de parâmetros de produção de qualidade e remuneração adequadas para comercialização da uva e do vinho.

Proposta pelas Frentes Parlamentares de Defesa e Valorização da Produção Nacional de Uvas, Vinhos, Espumantes, Sucos e Derivados da Câmara dos Deputados e da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, o encontro reuniu cerca de 200 produtores rurais, profissionais da área, parlamentares e dirigentes de entidades representativas do setor vitivinícola da região.

Presidente da Frente nacional, Afonso Hamm destacou que as reivindicações serão encaminhadas junto aos Ministérios e ao Governo Federal. “Tivemos a oportunidade de ouvir os viticultores e agora vamos dar andamento aos pleitos recebidos, entre os quais está o que estipula o preço mínimo da uva e a remuneração adequada pela qualidade do produto entregue nas indústrias”, completou.

Durante o evento foi assinado o Termo de Intenções entre o Instituto Brasileiro do Turismo (Embratur), com a presença do assessor Sergio Flores de Albuquerque, representando o presidente da Embratur, Vinícius Lummertz, e o Ibravin, representado pelo presidente, Dirceu Scottá, para a promoção do enoturismo nas ações e eventos internacionais nos países de interesse comercial para o Brasil.

Ao final da reunião, Hamm agradeceu aos organizadores da Tecnovitis e ao presidente do Sindicato Rural da Serra Gaúcha, Elson Schneider, pela colaboração. “Realizamos um belo encontro, com o envolvimento de lideranças do setor que serão fundamentais para alcançarmos o cenário de oportunidades que projetamos nessa tarde”, concluiu.

As contribuições colhidas durante a reunião de trabalho foram inseridas no documento redigido pelo Ibravin, em parceria com as Frentes e demais entidades, que serão encaminhadas em Brasília.