Afonso Hamm recebe relatório dos investimentos destinados à Santa Casa de Porto Alegre

O diretor geral e de relações institucionais da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, Julio Flavio Dorneles de Matos, esteve reunido nesta terça-feira com o deputado federal Afonso Hamm, em Brasília.  Na oportunidade, o deputado recebeu o demonstrativo de investimentos das emendas que já destinou à instituição hospitalar nos orçamentos de 2015 e 2015. As emendas que somam R$ 350 mil já equiparam as áreas de emergência, enfermagem, anatomia patológica,  endoscopia digestiva, hemodinâmica e centro cirúrgico.  

O primeiro investimento possibilitou a compra de materiais e equipamentos para assegurar o atendimento qualificado e humanizado aos pacientes atendidos nos sete hospitais que fazem parte da Santa Casa. Os equipamentos adquiridos foram: serra ortopédica, carro maca, oxímetro, monitor multiparâmetro, cardioversor, bomba de infusão e carro de procedimentos. Já, o recurso da segunda emenda do deputado, será destinado para compra de endoscópios rígidos e óticas. Esses equipamentos são para diagnósticos e tratamentos, o que oportuniza ganhos na assistência prestada aos pacientes no bloco cirúrgico, melhorando a qualidade dos tratamentos, reduzindo o tempo de permanência dos pacientes e os riscos de infecção.

Atendimento

A Santa Casa de Porto Alegre é a maior prestadora de serviços do Sistema Único de Saúde (SUS), com capacidade instalada de 1.067 leitos hospitalares. Conforme o relatório, em 2015 ocorreram 798 mil consultas ambulatoriais, 50 mil internações, 57 mil procedimentos cirúrgicos e 5,5 milhões de exames de diagnóstico e tratamento.  No total foram atendidos pacientes de 424 municípios do Rio Grande do Sul e deste volume de atendimentos, 68% correspondem ao SUS.

Na oportunidade, Hamm e Julio trataram sobre novas emendas individuais e da Bancada Gaúcha. Afonso Hamm ao reafirmar seu compromisso com a Santa Casa, destacou que a área da saúde tem sido prioridade ao longo dos seus mandatos. Ainda ressaltou sobre o trabalho que esta instituição hospitalar realiza que é de extrema importância para toda comunidade gaúcha.