Afonso Hamm apresenta projetos de desenvolvimento da ovinocaprinocultura e cavalo crioulo

O deputado federal Afonso Hamm apresentou nesta segunda-feira, dia 29, na Câmara dos Deputados, dois projetos de lei voltados ao setor rural. As propostas estão sendo apresentadas em pleno período que o Rio Grande do Sul é palco da 39ª edição da Exposição Internacional de Animais, Máquinas, Implementos e Produtos Agropecuários (EXPOINTER), que ocorre no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.

O Projeto de Lei  6049/2016 reconhece a Marcha de Resistência do Cavalo Crioulo do Rio Grande do Sul como manifestação da cultura nacional. Inspirada nas lidas campeiras das estâncias, a Marcha da Resistência é uma prova que visa avaliar a rusticidade, resistência e capacidade de recuperação do Cavalo Crioulo.

Trata-se da prova mais antiga realizada pelo cavalo crioulo e também a primeira a ser realizada, praticamente sob os mesmos moldes, nos três países do Cone Sul. Primeiro no Uruguai, depois na Argentina, e após no Brasil, na década de 70 pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) e possui hoje um percurso de 750 quilômetros, dividido em três fases disputadas ao longo de 15 dias, preservando a saúde dos animais com acompanhamento de veterinários. Hamm argumenta que essa foi uma reivindicação dos criadores de cavalo crioulo e participantes da Marcha.

Ovinocaprinocultura

Outro Projeto de Lei 6048/2016 institui a Política Nacional de Incentivo à Ovinocaprinocultura, com o objetivo de promover o aumento da escala de produção; a intensificação do manejo, com a eficiência da produtividade e da rentabilidade; a constância da escala e a padronização da produção; a regularização do abate e do comércio de produtos; o estímulo ao processamento industrial, familiar e artesanal dos produtos oriundos de ovinos e caprinos; pesquisas e a assistência técnica e extensão rural para a modernização tecnológica e de gestão da cadeia produtiva da Ovinocaprinocultura e melhoramento genético dos animais.

Hamm relata que o projeto foi uma reivindicação da Associação Brasileira dos Criadores de Ovinos (ARCO), visando o melhor aproveitamento do crescente mercado de produtos do setor e das potencialidades de solo, clima e do trabalho dos criadores de ovinos e caprinos.